Turistando: Fazenda São Clemente
Oi, pessoal! Como vocês já devem saber, eu curso História pela UNIRIO à distância. Todo sábado eu tenho aulas, ou melhor, tutorias, com professores de todas as disciplinas. Mas como no último sábado era feriado, a nossa coordenadora organizou uma visita de campo para galera de História com destino à Fazenda São Clemente, uma fazenda histórica, que fica em Boa Sorte, um dos distritos de Cantagalo (local do polo do Cederj, onde acontece as tutorias). Eu não poderia deixar de ir, afinal de contas, temos que aproveitar tudo que os anos de universidade podem nos oferecer! E, claro, trouxe os cliques para vocês!
Na verdade, quando a gente chega na Fazenda, dá de cara com vários "muros" baixos de pedra, onde já foram as senzalas em tempos de escravidão. Uma pena que tenham sido tombadas. Dizem que alguns locais que conservam estes espaços, são de arrepiar. Mas enfim, quando a gente passa dessa parte, só vê uma área gramada repleta de árvores, ao fundo a casa (enooorme) da fazenda, junto à igreja e bem antes, ao lado, uma área coberta onde se encontra uma antiga carroça restaurada.
Tivemos ainda um guia, ou melhor, dois, que dividiu o pessoal em dois grupos. Mas antes um dos guias, se não me engano, o Marcelo (desculpe se eu errar o nome rs) contou brevemente a história da Fazenda e de seus moradores antepassados. Pelo que entendi, hoje ele é proprietário do local que pertencia a toda sua família. Me corrijam se eu estiver errada, meus queridos amigos da faculdade rs. Adorei! Não podia faltar história para os universitários de História, né?!
Achei a história da igreja interessante: Ela foi feita como promessa para não haver mais o deslizamento que havia ocorrido tempos atrás. Mas ela nem sempre foi bonitinha assim, ela está restaurada! Foi habitada até por corujas. Pois nem sempre foi possível ter um padre por lá.
O altar me chamou muito a atenção: São dois peixes retirados de dois criados mudos. O granito atrás é uma imitação perfeita.
A igreja por fora, coisa mais linda!
Detalhes! ♥ No estilo neoclássico!
Dentro do casarão é possível entrar em todos os cômodos que foram e estão sendo mobiliados com móveis originais ou não, além de ver peças que pertenceram à família de Clemente Pinto. Pude fotografar apenas o lado de fora do casarão, e por isso fica aqui o convite para juntar uma galera e ir visitar a Fazenda! Eles recebem grupos para visitas duas vezes ao mês e é preciso agendar. Se quiserem mais alguma informação entrem em contato comigo, seja pelo blog ou por e-mail (joyce_costa@live.com).
É isso! Espero que tenham curtido! No próximo post, prometo trazer o look que usei! rs.
Fica aqui meu agradecimento a coordenação do polo Cederj. Todas as experiências têm sido enriquecedoras para mim!
Um beijo, até a próxima!
1 comentários
Um dia perfeito, captado de forma mágica por você.
ResponderExcluirTem mais fotos para compartilhar comigo?
Abraços,
Rosiane (tutora, rs)
Deixe seu coments! É de grande importância para nós! ;)