O que é DTM?
Oi pessu! Hoje o assunto é de utilidade pública! Resolvi criar este post relacionado à saúde porque acredito que seja algo importante de ser divulgado. Muitas pessoas têm DTM e não sabem. E o negócio é mais sério do que se pensa. Mas não precisa se assustar, é algo atual e que tem jeito.
A sigla DTM significa Disfunções Temporomandibulares e constituem "distúrbios funcionais do sistema mastigatório". Todos nós possuímos a ATM (articulações temporomandibulares), estas funcionam como uma engrenagem, o que os dentistas chamam de "oclusão".
"Quando essa engrenagem apresenta alguma "interferência", o movimento da mandíbula e da ATM busca uma adaptação. Hábitos "não-funcionais" como ranger os dentes (bruxismo), apertar os dentes (apertamento) e mascar chicletes, entre outros, aumentam os sintomas que, somados ao estresse emocional, podem gerar fortes dores de cabeça."
Consequências da má oclusão: fraturas e desgastes nos dentes, retração gengival e mobilidade dental.
Sintomas: no geral, os especialistas costumam citar zumbidos, estalos, dores de cabeça na região frontal, temporal, na nuca, vertigens ou náuseas. Tenho tido muitas vertigens, que acabaram levando à labirintite, o que quase me fez procurar um otorrino. Dores de coluna também são comuns e a má postura pode ser uma das causas da DTM.
Exames: "No exame clínico, o dentista examina os músculos mastigatórios, os movimentos mandibulares, desvios na abertura e fechamento da boca e sons da ATM, como estalos." Normalmente irá pedir uma série de radiografias - que não saem barato - necessárias.
Tratamento: buscará o relaxamento muscular a fim de aliviar dores e pode ser feito de várias formas, mas o ideal é que se devolva ao paciente a oclusão funcional. Entre elas está a placa de mordida (o que utilizo atualmente, ou melhor, há dois dias), medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares (tomo uns calmantes de ervas), termoterapia (compressas frias podem ser usadas após um trauma, e quentes, por outro lado, podem conter a dor), fisioterapia, laserterapia, dieta macia (comer alimentos fáceis de mastigar) e em casos graves até cirurgias podem ser necessárias.
Eu mesma tenho DTM, tenho sintomas há anos mas descobri há pouco tempo e fiquei assustada, não imaginava o grau de riscos. E procurei solucionar o problema usando aparelho odontológico. Mas não adianta! Então se você demonstra sintomas, procure um ortopedista facial. Este especialista que vai ajudá-lo a resolver a DTM.
É isso, espero ter ajudado! Se você conhece alguém que demonstra os sintomas, sugira procurar um especialista, não deixe o coleguinha sofrer, tem cura! ;)
Beijos!
0 comentários
Deixe seu coments! É de grande importância para nós! ;)