Romeo & Juliet
Oi gente! não sumi não, ainda estou por aqui! hehe
Fiquei pensando se eu deveria mesmo fazer esta crítica sem nunca ter lido a versão original de Romeu e Julieta (me julguem!). Tenho apenas uma versão menor em um livro resumido com os contos de Shakespeare. Mas quem nunca ouviu falar nesta trágica e famosa história?
Título Original: Romeo and Juliet (2013)
Gênero: Clássico, Drama, Romance e Tragédia.
Classificação: 12 anos
Duração: 118 minutos (1h e 58 min.)
Estúdio: Amber Entertainment, Echo Lake Productions (I), Indiana Production Company
Sinope: A conhecida tragédia de William Shakespeare já foi representada diversas vezes no cinema. Romeu, filho da família Montecchio, se apaixona por Julieta, filha dos Capuleto. Apesar da inimizade das famílias, os adolescentes acabam se apaixonando, para infortúnio de ambos.
Curiosidade: O novo Romeo and Juliet tem produção europeia e orçamento de US$ 15 milhões.
Minha nota: Pois bem. Mesmo leiga em relação ao conto, irei expor minhas críticas.
Assim que comecei a ver o filme percebi que não havia grandes novidades em relação ao roteiro, que o filme seguiria à risca o romance original. O que concluí por outras resenhas que, para quem já leu o conto original, não aconteceu. Como não estou por dentro dos detalhes da obra de Shakespeare, para mim o filme seguiu o livro. Até mesmo os personagens são bem novos! O que não significa que resultou em uma produção excelente. Para começar pode-se concluir que os homens daquela época já se apaixonavam rápido e gostavam de pegar geral. Gente, Romeu era louco por uma garota antes de Julieta. E assim que a conheceu já tinha esquecido a outra! Conhece em um dia e no outro já fala em amor e casamento! Dá pra acreditar?! Socorro!
Para mim, os atores não deram conta do recado. Mesmo que ambos sejam lindos - meninas, atentem-se a Douglas Booth! - não identifiquei aquela química toda. Além das falas, que embora fossem todas em versos e que tentaram ser poéticas, não foram emocionantes o suficiente; muito menos as expressões corporais e faciais dos atores. #decepção
Eu sou uma pessoa que gosta muito fácil de qualquer livro ou filme, admito! mas neste eu vi superficialidade ao extremo, inclusive em relação a trilha sonora que era visivelmente fraca e não cumpriu seu papel de propiciar um clima de romance, drama ou suspense. Tanto é que (quase) chorei apenas no final! Vamos combinar que era pra ser mais emocionante, não? Contudo, numa questão de tempo e espaço, o filme supre minhas expectativas, sendo gravado na Itália, em Verona. Ainda que, esta nova versão tenha resultado numa obra juvenil. Sim, um bom filme para adolescentes que querem conhecer Shakespeare!
O mal de ver um filme que você já sabe a história por completo é que não há aquele suspense para a próxima cena, já podemos prescindir o que acontecerá em seguida. O lado bom é que podemos avaliar conforme nossos conceitos já formados sobre o conto.
Eu gostaria muito de já ter lido o conto original e colaborar mais ainda nesta crítica. Mas espero ter ajudado, pelo menos um pouco, com a minha modesta opinião.
Confira o trailler:
Você já leu o conto original de Skakespeare e viu este filme? Comente e colabore com a crítica! Se, assim como eu, não leu mas viu o filme, e/ou quer comentar? Fique à vontade! rs
Um beijo!
0 comentários
Deixe seu coments! É de grande importância para nós! ;)