Posts mais recentes

A crise dos 20

By 13:34 ,


Assumo, eu estou na crise dos 20. Esses dias, ainda com 19, prĂ©-vinte-anos, andei fazendo um drama danado pensando na vida. "Meu Deus, como se passaram rĂ¡pido essas duas dĂ©cadas! Onde eu estava e o que eu estava fazendo este tempo todo? Eu jĂ¡ estou a 1/2 da minha vida se eu viver atĂ© os 40 e a 2/8 caso eu viva atĂ© os 80. Que os 80 me aguardem!" Espero ter feito a fraĂ§Ă£o correta, nĂ£o sou lĂ¡ grande coisa com nĂºmeros - nunca fui -, mas aos 20 jĂ¡ Ă© de se esperar alguma coerĂªncia, atĂ© nisso a vida cobra.

Bom, jĂ¡ que Ă© para enfrentar os vinte, que se encare direito. Mas o que Ă© que eu ganhei atĂ© aqui? Esses dias eu aprendi sobre a "fortuna" e a "virtu" em Maquiavel, sendo respectivamente: o que eu tenho e como mantenho o que tenho. Aos vinte eu nĂ£o tenho uma carteira de habilitaĂ§Ă£o, muito menos um carro ou uma profissĂ£o segura, nĂ£o tenho mais tantos amigos como eu tinha no ensino fundamental ou mĂ©dio, porque nessa idade tendemos a ser mais seletivos com tudo, inclusive com as amizades. NĂ£o tenho um namorado, muito menos sou noiva ou pretendo, mas nĂ£o abro mĂ£o de assumir um histĂ³rico de romances mal sucedidos, normal aos 20. Mas ainda assim eu moro com meus pais - como diria Renato Russo em sua canĂ§Ă£o -, tenho contas a pagar, uma vida frenĂ©tica constituĂ­da pela graduaĂ§Ă£o que resolvi cursar, pelos cursos nos quais me inscrevi, pela academia que ainda nĂ£o frequento e que todas as noites me vem a cabeça, "martelando" que eu deveria jĂ¡ estar inscrita, assim como a dieta que nem comecei direito (alĂ´, promessas de ano novo!). Voltando para a aula que tive sobre Maquiavel, a gente pode passar seus conceitos pra vida e entĂ£o pensar "como Ă© que eu posso ter virtu? traduzindo, como Ă© que eu posso manter tudo o que jĂ¡ tenho?" - a gente precisa ser grata tambĂ©m.

Vinte. Aquela idade chatinha na qual seus pais ainda chamam vocĂª de criança (e te acham realmente uma) e os tios perguntam dos namoradinhos, mas vocĂª nem dĂ¡ tanta importĂ¢ncia pra isso, afinal tem o mundo em cima da sua cabeça e vocĂª tenta de todas as formas abraĂ§Ă¡-lo, mas sabe que Ă© uma tentativa em vĂ£o. Aquela idade de utilizar as economias para sair aos fins de semana e ter que escolher entre ir para o cinema ou para a balada, porque ir aos dois nĂ£o dĂ¡, "a culpa Ă© da crise, minha gente...".

A idade de rever as promessas dos 15 e de perceber o quanto a gente era romĂ¢ntica naquela Ă©poca e que hoje nĂ£o passa de ficĂ§Ă£o esse tal de romantismo. Porque de tanto cair na real a gente deixa os contos de fadas pra trĂ¡s, mas segue. Nem que seja por um empurrĂ£ozinho da vida. Porque alguns sonhos ainda continuam engavetados, atĂ© a hora certa de se revelarem.

Ano passado, ao completar os 19 a palavra era "ousadia". E hoje pretendo usar "negociaĂ§Ă£o". Sim, negociaĂ§Ă£o. Parece uma palavra bastante usada em polĂ­tica e em economia tambĂ©m. Mas vou usar pra vida. Se na corte era uma estratĂ©gia usada pela monarquia e pelas elites para fortalecer as relações  da primeira e permitir Ă  segunda um pouco de autogoverno, eu vou usar a estratĂ©gia com o tempo
Que ele me envelheça, mas que me faça aprender, porque nĂ£o hĂ¡ ganho maior. Alguns negĂ³cios tĂªm a chance de dar certo atĂ© mesmo na crise. 

(Joyce Costa. Pelos meus 20 aninhos.)

Ei, vocĂª pode gostar tambĂ©m

12 comentĂ¡rios

  1. Nossa, tenho essa "crise" todos os dias, e sinto que com os meus 21 anos se aproximando (nem tanto assim...) vai ser mais complexo esse negĂ³cio de pensar, pensar, sentir-me em crise...
    Mas Ă© um bom sinal, para mim, significa amadurecimento, e nĂ£o apodrecimento ou envelhecimento precoce. Estranho seria se a gente nĂ£o se importasse com a prĂ³pria vida, como eu sei que tem muita gente.
    Espero que tu consiga o que quer; que aliĂ¡s, Ă© basicamente o mesmo que quero para minha vida.

    Blog Riscoculto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah, disse tudo! Poxa, como eu fico feliz em tĂª-la feito refletir sobre isso. Realmente, tĂ¡ aĂ­! É a importĂ¢ncia que tanto atribuĂ­mos Ă  vida. Muito obrigada por contribuir, gostei muito! Desejo o mesmo a vocĂª, que consigamos tudo com nosso esforço e que mais um ano de vida apenas acumule experiĂªncias. Aposto que os seus 21 serĂ¡ incrĂ­vel!
      Beijos!!

      Excluir
  2. Desde o ano passado venho sentindo uma crise se aproximando. Acho que aos 25 a gente tem crise tambĂ©m, aliĂ¡s nĂ£o lembro de ter tido uma aos 20. Mas lembro de como mudei de lĂ¡ para cĂ¡, esse ano faço 5 anos de relacionamento (desde o namoro) com meu marido e fui catar umas fotos para fazer um presente para ele... Foi super estranho me ver aos 20 naquelas fotos e quanta coisa jĂ¡ passou desde aqueles dias! Espero que seus 20 anos sejam marcados por momentos memorĂ¡veis!
    beijos!!
    Blog Amanda Hillerman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Deve ser mesmo uma espĂ©cie de nostalgia, nĂ£o Ă© mesmo? Fico feliz por vocĂª, 5 anos de relacionamento! ParabĂ©ns!! A vida passa e Ă© isso que fica... as memĂ³rias. Muito obrigada, Amanda! VocĂª Ă© uma querida!
      Beijos!!

      Excluir
  3. Arrasou no texto Joy! Eu jĂ¡ beiro os 25 anos de idade e me identifiquei com o que vocĂª estĂ¡ vivendo... É complicado envelhecer :/
    "Alguns negĂ³cios tĂªm a chance de dar certo atĂ© mesmo na crise." amei essa frase!

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, VĂ¡h! Bom e ruim que vocĂª tenha se identificado... SĂ£o tempos difĂ­ceis rs mas a gente supera! :D Obrigada pelo carinho <3

      Excluir
  4. Joy eu tive essa crise tambĂ©m, mas acho que foram em vĂ¡rias idades rs.
    Eu ficava inconformada que minhas amigas jĂ¡ tinham habilitaĂ§Ă£o ou carro e eu nĂ£o.
    Depois comecei a ter empregos legais, mas continuava nĂ£o tendo nada. Hoje eu vejo que as coisas nĂ£o foram como eu queria, mas estĂ£o se encaixando, a vida Ă© assim mesmo. Parei de pensar no que eu nĂ£o tenho/sou e comecei a viver sem me importar.
    Mas os 30 vem aí (daqui 2 ando) vai que eu entre em crise também, vai saber rs.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camilinha, temos que ser assim mesmo... ficar nos comparando com os outros nĂ£o Ă© nada legal. E claro, agradecer pelo que jĂ¡ temos. Que bom que causei uma reflexĂ£o. Espero que seus 30 venham sem crise (por favor! rs) e cheio de realizações. Beijo grande!

      Excluir
  5. Que texto mais querido, Joy! Primeiro parabĂ©ns, porque aniverÅ›ario Ă© aniversĂ¡rio em! HAHAHAAHA! E eu passei e ainda passo por essa crise todas as vezes que faço aniversĂ¡rio. A vida nĂ£o Ă© nem de longe como eu imaginei que seria com a minha idade, mas sĂ©rio, Ă© ainda melhor! A gente começa a amadurecer mais depois dos 20, vocĂª vai ver! ParabĂ©ns lindeza, sucesso e muita "negociaĂ§Ă£o" pra voce hahahahah! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Amandinha! Fico feliz que tenha gostado! SĂ©rio? Que bacana que vocĂª acha que a vida Ă© melhor do que na imaginaĂ§Ă£o. Sim, acredito nesse amadurecimento, a vida cobra mais e a gente cresce nĂ©? rs Obrigada, lindeza! hehehe <3 Beijinhos!

      Excluir
  6. Joy amei o texto, o melhor de muitos que viram!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jessy linda! Amei ver vocĂª por aqui <3
      Beijos!!!

      Excluir

Deixe seu coments! É de grande importĂ¢ncia para nĂ³s! ;)